Os transtornos trazidos pelo período chuvoso são uma preocupação para moradores da região do Riacho e também para o poder público. Pensando nisso, a Prefeitura trabalha durante todo o ano para realizar manutenções e obras para evitar prejuízos nesse período.
Para além das grandes obras de drenagem, como a Bacia Rio Volga, conhecida como B2, que tem capacidade de reter 27,1 milhões de litros de água das chuvas e promete reduzir drasticamente os riscos de alagamentos na região, a Prefeitura investe também na desobstrução dos sistemas de captação dos bairros.
Conforme balanço da Subsecretaria de Obras e Manutenção, somente no primeiro semestre de 2023, 911 bocas de lobo (bueiros) receberam o serviço de limpeza e manutenção no território da Regional Riacho. Para o subsecretário Jaci Cota, “esse cuidado é de extrema importância para o escoamento adequado da água, evitando alagamentos, além de deixar a cidade mais limpa, impedindo o mau cheiro e o acúmulo de lixo”, explicou.
Outra ação ressaltada pelo administrador regional, José Rodrigues, é o cuidado com o asfaltamento das ruas e avenidas da região, que contribuirá para garantir a segurança no trânsito durante as chuvas. Ele lembra que a segunda etapa do programa Asfalto Novo vem avançando. “Dos nove locais escolhidos, três já foram concluídos e dois estão em andamento. Para além disso, a Operação Tapa-Buracos (OTB) continua ativa. Na última semana, o caminhão de asfalto passou pelas ruas Rio D’Ouro, Rio Doce, Rio das Velhas, Rio Colorado e Rio Ural”, informou.
Os dados do balanço mostram, também, que, no primeiro semestre deste ano, 304 ruas do Riacho foram atendidas pelo serviço de OTB, totalizando mais de 1.400 toneladas de asfalto. Esse é um esforço da Prefeitura de Contagem visando diminuir os transtornos para a população.